Pesquise no Blog

Loading

26 de março de 2012

Detonação do projeto de leitura na escola - 2012

Este ano teremos um projeto de leitura na escola como uma forma de incentivar a leitura para os nossos pequeninos. Este ano escolhemos trabalhar com o genero textual : contos. Não somente contos clássicos da literatura mundial mais também os contos mais moderninhos e os que reescrevem as antigas histórias contadas há séculos para as nossas crianças.
Bom, fiquei a imaginar como trabalharei este ano e contarei aqui para vocês tudo que andar fazendo até o final desse projeto.
Difícil escolher um único conto para trabalhar em sala de aula não é professoras? São muitos contos belíssimos e com muita moral boa pra passar para nossas crianças. Creio que falarei de alguns contos e não ficarei apenas com um.

A detonação desse projeto aconteceu semana passada eu tentei com uma brincadeira simples despertar o interesse dos alunos pelo projeto e incentivá-los. Encontrei uma idéia no blog da Tia Lú que foi muito interessante e misturei com minhas idéias.

Primeiro eu preparei um saco de TNT cheio de objetos que lembravam alguns dos principais contos infantis. Que objetos? Uma maçã, um travesseiro, uma porção de feijões, um gorrinho vermelho, um pedaço de tijolo, pirulitos, etc.

 

Copiei uma cartinha da personagem fada brilho e coloquei no envelope assim.


Pedi para que a funcionária da escola entrasse na sala com estes materiais e falasse assim: 
 - Pró Lú, mandaram entregar isto para a turma! 
Hummm, imaginaram a carinha deles?? E a minha cara de desentendida? rsrsrs fingi que eu não sabia de nada daquilo...

Abri a cartinha, li na frente deles e depois fui abri o saquinho. 
A cada objeto que eu retirava do saco eu perguntava de que conto pertencia aquele objeto... Por exemplo: a maçã - Branca de neve, os doces - João e Maria... A medida que eles iam respondendo  eu pedia para que fizessem um resumo da história e assim aconteceu.



Olha aí os objetos dispostos na minha mesa!

No final eu entreguei os doces para eles e expliquei sobre o projeto da escola e sobre a importância de ler.
Eles ficaram tão envolvidos nessa brincadeira que até hoje ainda pensam que foi a fada brilho que escreveu a carta e que foi outra pessoa que mandou aquele saquinho e ainda disseram que vão escrever uma carta para a fada brilho também! hehehehe
Deu tudo certo e me surpreendi com eles. O objetivo inicial foi cumprido e estou pensandno na próxima etapa do projeto, estarei estes dias preparando e pesquisando pra fazer uma aula legal. Contribuições serão bem vindas. Qualquer coisa podem escrever.

Vamos compartilhar!!

Beijos pró Lú

4 comentários:

  1. Oi Lú, é a Vi, estava lendo seu post e lembrando de quando criança, além dessas historias a gente ouvia outras como a festa no céu, e outra, da onça preguiçosa, que nós tínhamos um disco da historinha.
    Muito magico tudo aquilo, achei ótima sua criatividade em fazer as crianças sonharem.
    Beijos,vi

    ResponderExcluir
  2. Lu,
    Que ideia legal essa que tu tivestes. Assim aguçou a curiosidade deles em ver direito os contos dos objetos. Boa. Parabéns!
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  3. OI LU...TUDO BEM ? AMIGA OBRIGADA PELA DICA...ABOLÍ A CONFIRMAÇÃO DE PALAVRAS LÁ...MUITO OBRIGADA PELO APOIO..E VOU EM BUSCA DE UMA MÁQUINA NOVA..NÃO QUEREM..MAS SEI QUE VOU CONSEGUIR COM FÉ EM DEUS...MIL BEIJOSS

    ResponderExcluir

Comente este post, adoro saber sua opinião!
Deixe o link de seu blog para eu te visitar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...