Pesquise no Blog

Loading

12 de janeiro de 2012

Farofa de Biscoito


Quem me ensinou esta receita foi minha irmã. A sogra dela  (Dona Nilza) tinha ensinado pra ela e a mesma passou para mim ( pessoa que adora uma novidade). Fizemos juntas na virada de ano aqui em casa pra complementar com uma ave assada. Achei diferente e saborosa, muita gente que estava aqui  pensou que era de farinha de mandioca e não comeu rsrsrs...

Pra fazer é fácil, utilizamos os ingredientes que tinha, o bom desta receita é que você pode optar em complementar com o que você gosta.

Utilizamos:

Um pacote de biscoitos Cream Cracker
Ovinhos de codorna cozidos (cortadinho em cubinhos)
Uvas passas ( sem caroços)
Azeitonas sem caroços
Linguiça calabresa cortada em cubinhos (eu usei defumada)
Margarina ou manteiga (só para dourar)
Cebola cortada em cubinhos
Bacon picadinho.

P.s. Não ficamos medindo quantidades, colocamos ao nosso gosto a quantidade sem exageros, como se fosse um pouquinho de cada...

Primeiro passo é deixar tudo cortadinho já a nossa disposição pra facilitar ( eu sempre cozinho assim..)
Leve os biscoitos aos poucos no liquidificador para esfarinhar, mas não batemos muito, só um pouquinho... dizem que, se bater demais e ficar pó não presta pra fazer a farofa, tem que ficar com os pedacinhos bem pequenos mas não é pó.
Na panela, doure a cebola e o bacon cortados em cubinhos pequenos na manteiga ( ou margarina) , depois de douradinho vá acrescentando a linguiça e ou outros ingredientes aos poucos e por último a farinha já processada. Misture tudo e pronto, coloque num refratário e sirva com algum acompanhamento. Eu servi com ave assada, arrozinho branco. 

*

Percebeu que você pode fazer variações nesta receita? A quantidade dos ingredientes você escolhe segundo seu gosto e se quiser pode até diminuir algum ingrediente calórico ou que não agrade.


beijos!

8 comentários:

  1. ADORO essa farofa. Lá em casa minha mãe só coloca passas mesmo. Ah, e manteiga e cebola para refogar. Dá para fazer simples assim também! A sua é chique!!!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Parece que ficou mto boa.
    Os ingredientes são bem gostosos, então deve ter ficado com um sabor mto bom.
    Eu jamais pensaria em usar biscoitos, gostei mto da ideia.
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciana, cheguei aqui através do mosaio da Re do Casas corpo e cia.Menina tbm aprendi essa receita e fiz tbm no Natal, eu acrescento queijo parmesão fica muito cheirosa.Todos gostamos.Já estou te seguindo.Meu blog é novinho é:Rá!kelzinha e suas art'manhas.blogspot.com.Quando puder faça uma visitinha.Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi querida, vi seu link no mosaico da Re e amei, vim te visitar e adorei tudo aqui, estou te seguindo e se quiser conferir um sorteio super legal da KEEPCALM AND CARRY ON no meu blog cvou adorar também,
    beijinhus
    Bella
    http://dasbellas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. adorei a receita ,vou tentar!!!Feliz 2012 pra vc!!!

    ResponderExcluir
  6. Ai que delicia!!!!Amei a receita, vou fazer ainda essa semana.
    Bjs
    Andrea

    ResponderExcluir
  7. Nossa que boas recordações esta sua postagem me trouxe! Tinha uma amiga que nunca aprendeu a cozinhar mas fazia esta farofa pra nossos natais e sempre ficava uma delícia!! Te encontrei pelo Mosaico da Rê e vou ficar mais um pouquinho, pode deixar! Beijocas!!

    ResponderExcluir
  8. Olha que interessante!
    Uso bolacha maisena para fazer a base de tortas doces, mas nunca imaginei fazer farofa com bolacha cream cracker.
    Deve ficar boa, hummmm!!!

    Boas Festas!
    Muita saúde, paz e prosperidade em 2014

    Um beijo

    ResponderExcluir

Comente este post, adoro saber sua opinião!
Deixe o link de seu blog para eu te visitar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...