Recebi uma mensagem por email e gostaria de compartilhar com minhas caras colegas de educação e minhas amigas blogueiras. Esse assunto muito me incomoda e faz parte do universo que vivo, veja se não é bem verdade o que tem escrito:
Por :Jô Soares
O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
Se É jovem, não tem experiência.
Se É velho, está superado.
Se Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Se Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.
Se Fala em voz alta, vive gritando.
Se Fala em tom normal, ninguém escuta.
Se Não falta ao colégio, é um 'caxias'.
Se Precisa faltar, é um 'turista'.
Se Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.
Se Não conversa, é um desligado.
Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Se Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Se Não brinca com a turma, é um chato.
Se Chama a atenção, é um grosso.
Se Não chama a atenção, não sabe se impor.
Se A prova é longa, não dá tempo.
Se A prova é curta, tira as chances do aluno.
Se Escreve muito, não explica.
Se Explica muito, o caderno não tem nada.
Se Fala corretamente, ninguém entende.
Se Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.
Se Exige, é rude.
Se Elogia, é debochado.
Se O aluno é reprovado, é perseguição.
Se O aluno é aprovado, deu 'mole'.
É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele! Olhem estas charges e analisem-as.
Pois bem, estamos em 2011, NADA MUDOU !!...
Só coloquei este post porque muitas vezes passo por esses perrengues também! E hoje ouvi asneiras sobre a minha profissão... Eu sei que existem e já existiram muitos professores que não fizeram "jus" a sua profissão ao seu juramento... ( não é o meu caso) e nem me refiro tanto a isto, mas existem pesoas que acreditam fielmente que vida de professor é fácil, é moleza e muita folga! Puro engano!
Se fosse fácil, não teríamos tantos profesores desistindo da profissão, não é moleza porque trabalhamos além do que nos é solicitado.Como assim??
Veja bem, são 200 dias letivos que temos que cumprir, mesmo que tenha milhões de feriados no ano, nós cumprimos estes 200 dias que é lei segundo a LDB ( Lei de Diretrizes e bases da Educação)E por último vem a FOLGA? que folga??
Se, todo professor trabalha em sala de aula leva trabalhos para casa, qualquer momento de "folga" sempre é transformado em trabalho que tem que ser adiantado: avaliações para serem elaboradas ( que toma um tempo enooorme ), correção de avaliações, correção de trabalhos, planejamentos diários... consideram moleza isso? Qual professor nunca perdeu seu final de semana de descanso para ter que fazer algo para a escola????
E além de tudo isso, tem a DESVALORIZAÇÃO ESCANCARADA da nossa profissão na Mídia. Repare a partir de hoje no seriado global Malhação como os estudantes assistem valorizam a aula ( conversando o tempo todo na sala, como se, o que o professor estivesse explicando fosse menos importante do que aquele papo entre eles que muitas vezes é inútil, fútil...) Não estou indignada com a serie global mas, a maneira com ela escancara essa desvalorização reflete nos nossos alunos em sala e sem que percebebam, eles repetem estes atos. (experiência própria!)
Eu escrevi este post em pleno dia de paralização nacional dos professores porque ouvi no dia de hoje, uma pessoa me falar que somos folgados e deixar minha profissão mais pra baixo do que já está...Fico indignada, pois não sou folgada e conheço muitos que não são e a paralização nacional de hoje é por melhorias salariais, valorização da carreira! Acho que só entende realmente o que estou falando as pessoas mais sensíveis e que vivenciam isto que todos os dias...
Gente! Os Políticos jogaram a responsabilidade de mudar o do mundo nas nossas mãos! Todo o fracasso é culpa do professor! A educação será sempre vista assim? Vou parar de postar por aqui... desabafei um pouco e vou aproveitar meu dia de "folga" pra elaborar algumas avaliações, porque não quero virar a noite elaborando-as novamente...
Abraços.
Gente! Os Políticos jogaram a responsabilidade de mudar o do mundo nas nossas mãos! Todo o fracasso é culpa do professor! A educação será sempre vista assim? Vou parar de postar por aqui... desabafei um pouco e vou aproveitar meu dia de "folga" pra elaborar algumas avaliações, porque não quero virar a noite elaborando-as novamente...
Abraços.
Ah eu gosto mesmo do Ludurana,hehe!!
ResponderExcluirTenha um ótimo dia!
Bjo Bjo
NOSSA LUCIANA QUE DESABAFO, MAS A REALIDADE É ESSA MESMO, A FAMA QUE O PROFESSOR E OUTROS PROFISSIONAS DE VÁRIAS ÁREAS LEVAM FAMA POR COISAS QUE UM PESSOA DO RAMO FEZ, CADA UM FAZ SUA PARTE É ESSE O DIFERENCIAL, BOA SEMANA.
ResponderExcluirPASSA LÁ NO BLOG TEM SORTEIO PARTICIPA. AGUARDO SUA VISITA!
http://lanna1000utilidades.blogspot.com/2011/08/1-sorteio-do-blog.html
Sábias palavras, Lu! Também compartilho de sua indignação!
ResponderExcluirOH AMIGAA
ResponderExcluirPOIS EH SUPER DESENCANTADA COM TODA ESSA FALTA DE RESPEITO E RECONHECIMENTO
MAIS FIRME E FORTE NA LUTA
BEM VC TA ATRAZADA MESMO RSSS...
LA TUDO MUDOU
A BLOGUEIRA O BLOG
MAIS CONTINUA TD NA MESMA ESSENCIA VIU??
BJOKAS LINDONAAAA
Faz bem em compartilhar a sua indignação conosco.
ResponderExcluirBeijos e vc tem meu apoio.
Andrea
É verdade, justo o professor que deveria ser quem ganha melhor do país.
ResponderExcluirAdorei sua visita e também já estou te seguindo. Só desculpa a demora! Beijos
Oi Luciana, é a Vi, eu não servia para essa profissão, não aguentava tantos desaforos, crianças mal educadas, e futuros adultos déspotas, mas tudo isso é fruto de uma sociedade que acredita que a geração dos nossos pais, avos, eram ditadores e que castravam e oprimiam as crianças, agora temos uma geração mirim de ditadores que oprimem os adultos,sem limites e que dificilmente vai se transformar em um cidadão adulto de bem.
ResponderExcluirBeijos,Vi