Pesquise no Blog

Loading

29 de março de 2012

Mandalas de linha

Olá queridas tudo bem?
Tem cantinho novo na minha sala. Vim mostrar as mandalas de linha que fiz inspiradas nas mandalas que vi no blog Reciclar e Decorar da Fabiana Tardochi.
Muito fácil de fazer e ninguém diz que é feita com aro de bicicleta. 
Comprei barbante da cor que queria (preto e branco - cores da minha sala) e enrolei o aro todinho. Olha como ficou legal na parede.



Fiz uma na linha preta e outra misturando com a cor branca.


Fácil de fazer e com uma linda aparência na parede. 
Maridex, que estava no momento vendo-me fazer, pediu para que eu misturasse as duas cores alternando e que usasse menos linha...Também ficou legal, gostamos e deixamos assim.

Ah, gostei e quero fazer mais! O material que utilizei foram apenas os aros de bicicleta, fita cetim pra forrar e os barbantes para enrolar o aro todinho.

Visite o blog Reciclar e Decorar da Fabi, lá tem um mosaico de artesanatos bem legal e uma casa inspiradora.

Beijos!

27 de março de 2012

Como fazer massa de modelar caseira

Olá amigas! Tudo bem com vocês?
Neste post vou ensinar como se faz massinha de modelar caseira.
Andei pesquisando antes de por a "mão na massa" e  descobri que existem váááááárias receitas pela internet mas elas são muito parecidas, algumas gastam bem mais ingredientes do que outras.
Escolhi fazer uma que gastasse menos e que fosse prática assim como eu. hehehe
Então vamos a receitinha?

Massinha de modelar.

Os materiais que utilizei foram:


2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de sal ( 4 colheres de sopa)
Um copo de água.
Gotinhas de anilina ou um saquinho de pozinho de refresco para suco.
Uma vasilha

Fiz duas receitas, uma utilizando a anilina e outra o pozinho de suco pronto. Gostei das duas.


Na vasilha, misture as 2 xícaras de farinha de trigo com o sal.


Vá acrescentando a água aos poucos, misturando até ficar na consistência da massinha, ou seja, a massa unida desgrudando da vasilha, só acrescente mais água se perceber que precisa. A quantidade de água depende muito da região por causa do clima, climas mais secos a massinha endurecerá mais depressa. Entendeu?


Depis de bem amassadinha, coloque umas gotinhas de anilina da cor de sua preferência. Mistura amassando bem até ficar na cor desejada.


Pronto, a massa está no ponto.


Esta outra foto é a outra massa que fiz com o pozinho de suco, ficou mais escura. A diferença é que mistura o pozinho junto com a farinha de trigo e o sal.
Essa receita de massa caseira não é tóxica e as crianças podem brincar a vontade...

Se colocarem na boca ( coisa que vão fazer ) sentirão o gosto salgado por causa da quantidade de sal na massa. hehehe ( desistirão logo de por novamente na boca)


Fiz esta receita com meus alunos, e eles A-D-O-R-A-R-A-M!
Aqui está a foto de um deles brincando com elas. Foi divertido.
E vocês? Já fizeram com seus filhos ou alunos? O legal é que as crianças usam a criatividade e se divertem! Toda criança gosta... diga se não deu vontade de massagear uma massinha também? rsrsrs
Se fizerem, voltem aqui e me contem, quero saber tudinho.

* Atualizando *

Veja o vídeo que fiz  a pouco tempo ensinando a fazer esta massinha!



Beijos

26 de março de 2012

Detonação do projeto de leitura na escola - 2012

Este ano teremos um projeto de leitura na escola como uma forma de incentivar a leitura para os nossos pequeninos. Este ano escolhemos trabalhar com o genero textual : contos. Não somente contos clássicos da literatura mundial mais também os contos mais moderninhos e os que reescrevem as antigas histórias contadas há séculos para as nossas crianças.
Bom, fiquei a imaginar como trabalharei este ano e contarei aqui para vocês tudo que andar fazendo até o final desse projeto.
Difícil escolher um único conto para trabalhar em sala de aula não é professoras? São muitos contos belíssimos e com muita moral boa pra passar para nossas crianças. Creio que falarei de alguns contos e não ficarei apenas com um.

A detonação desse projeto aconteceu semana passada eu tentei com uma brincadeira simples despertar o interesse dos alunos pelo projeto e incentivá-los. Encontrei uma idéia no blog da Tia Lú que foi muito interessante e misturei com minhas idéias.

Primeiro eu preparei um saco de TNT cheio de objetos que lembravam alguns dos principais contos infantis. Que objetos? Uma maçã, um travesseiro, uma porção de feijões, um gorrinho vermelho, um pedaço de tijolo, pirulitos, etc.

 

Copiei uma cartinha da personagem fada brilho e coloquei no envelope assim.


Pedi para que a funcionária da escola entrasse na sala com estes materiais e falasse assim: 
 - Pró Lú, mandaram entregar isto para a turma! 
Hummm, imaginaram a carinha deles?? E a minha cara de desentendida? rsrsrs fingi que eu não sabia de nada daquilo...

Abri a cartinha, li na frente deles e depois fui abri o saquinho. 
A cada objeto que eu retirava do saco eu perguntava de que conto pertencia aquele objeto... Por exemplo: a maçã - Branca de neve, os doces - João e Maria... A medida que eles iam respondendo  eu pedia para que fizessem um resumo da história e assim aconteceu.



Olha aí os objetos dispostos na minha mesa!

No final eu entreguei os doces para eles e expliquei sobre o projeto da escola e sobre a importância de ler.
Eles ficaram tão envolvidos nessa brincadeira que até hoje ainda pensam que foi a fada brilho que escreveu a carta e que foi outra pessoa que mandou aquele saquinho e ainda disseram que vão escrever uma carta para a fada brilho também! hehehehe
Deu tudo certo e me surpreendi com eles. O objetivo inicial foi cumprido e estou pensandno na próxima etapa do projeto, estarei estes dias preparando e pesquisando pra fazer uma aula legal. Contribuições serão bem vindas. Qualquer coisa podem escrever.

Vamos compartilhar!!

Beijos pró Lú
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...